As dispersões se referem a misturas em geral, um exemplo bem simples seria a mistura de água com sal e areira neste caso encontramos duas dispersões.
A substância que se encontra espalhada de maneira homogênea como água e sal ou de maneira heterogênea como como areia e água chamada de "disperso"e neste caso a água faz o papel de dispersante.
Tipos de dispersões
Solução
São misturas homogêneas nas quais não conseguimos ver as partículas dispersas nem com o auxílio de um microscópio como por exemplo a mistura de sal e água e açúcar e água.
No caso das soluções, o disperso é chamado de soluto e o dispersante de solvente e não podem ser separadas por processo de filtração.
Dispersões coloidais ou coloides
Dois exemplos são a gelatina e a maionese, suas partículas são visualizadas a lho nu por isso muitas vezes são confundidas com sistemas heterogêneos mas são, na realidade, heterogêneos, como se pode ver com o uso de microscópios. Suas partículas não se sedimentam com a ação da gravidade, mas apenas com ultracentrífugas.
Separar esse tipo de dispersão não é possível com filtração, mas sim com uma membrana semipermeável. Suas partículas refletem e dispersam a luz.
Exemplos de dispersões coloidais e colóides
Gelatina
Leite
Suspensões
E um tipo de mistura formada por duas ou mais fases mistura heterogênea Existem a fase externa que normalmente é um líquido ou semi-sólido e a fase interna formado por partículas sólidas insolúveis. Esse tipo de sistema apresenta muitos detalhes com relação a formulação, estabilidade e embalagem.
Exemplos de suspensões
Água e areia
Leite de Magnésia
Água e sal