quarta-feira, 1 de abril de 2015

Efeito tyndall



Você já deve estar pensando ‘’pronto mais uma matéria pra complicar minha vida #chateado’’  mas o efeito Tyndall serve exatamente para ajudar tornar o entendimento mais fácil.
Bom primeiro vamos tentar entender o efeito tyndall: O efeito Tyndall é um efeito óptico de espalhamento ou dispersão da luz provocado por partículas de uma dispersão coloidal.
Complicado ? basicamente isso quer dizer que em uma dispersão coloidal um feixe de luz (a de um laser por exemplo) se torna visível ou seja você consegue visualizar a luz atravessando a dispersão coloidal enquanto que em soluções verdadeiras não é possível observar esse efeito veja na imagem:
Na solução 1 temos uma solução verdadeira, e na 2 temos uma dispersão coloidal.
A luz não consegue atravessar as suspensões.
Agora vejamos como isso pode ser útil, esse efeito vai te ajudar a diferenciar as dispersões.
Basicamente é o seguinte: se a luz atravessa a mistura mas sem apresentar a formação de um feixe na mistura é uma solução verdadeira
Se a luz atravessa a mistura e forma um feixe de luz visível na mistura é uma dispersão coloidal
E se a luz não atravessa a mistura é uma suspensão.
Agora vamos tentar entender por que isso acontece: Em uma solução verdadeira as partículas são muito pequenas, portanto a luz atravessa sem se esbarrar com nenhuma partícula. Já na dispersão coloidal onde as partículas são maiores e a luz esbarra com algumas dessas partículas, mudando sua direção, por isso é possível observar o feixe de luz na dispersão coloidal e já na suspensão onde as partículas são ainda maiores a luz bate nessas partículas e não consegue atravessar.
Eu espero que tenham entendido, caso contrário deixe sua duvida ai nos comentários.
Há braços não somente pernas kk (eu prometo deixar de tentar ser engraçado) :D