terça-feira, 28 de outubro de 2014

O que é Complexo Ativado?

É um estagio intermediário entre reagentes e produtos.

Mas quando acontece esse intermediário?


Esse complexo é formado quando ocorre a colisão das moléculas. Quando ele é formado e há energia suficiente para quebrar as ligações dos reagentes, há a formação dos produtos, nesse caso houve reação. Pode acontecer também que depois desse complexo ser formado, ele volte a formar reagentes, nesse caso não houve uma reação porque as moléculas se colidiram, mas não houve energia suficiente para que as ligações fossem quebradas. Observe a imagem* abaixo:

*Imagem extraída da fonte: www.mundoeducacao.com/quimica/energia-ativacao-complexo-ativado

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Teoria do Estado de Transição

Teoria do Estado de Transição

A Teoria do Estado de Transição diz que quando há colisão com energia suficiente para quebrar as ligações, e orientação favorável para formar um produto, poderá ocorrer à formação de um intermediário que chamamos de Complexo Ativado.

Mas o que é esse tal Complexo Ativado?

Esse complexo é onde ficam agregadas todas as partículas das substâncias reagentes (não vão confundir reagentes com produtos hein galera, os reagente são A2 e B2 o produto é 2AB), portanto esse intermediário (Complexo Ativado) é muito instável e muito energético.
Não podemos esquecer também, que quando esse complexo é formado, pode ser que ele volte a formar reagentes, mas pode acontecer também de A2 e B2 se colidirem e formarem um novo produto, nesse caso houve reação porque o produto 2AB foi formado.




* Imagem obtida na fonte: alfaconnection.net/pag_avsf/fqm0501.htm

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Teoria das colisões efetivas

O Que é Colisão Efetiva?

Colisão Efetiva é o nome dado quando as moléculas se chocam e formam um rearranjo atômico.

Mas como isso acontece?

Para que haja um rearranjo atômico, ou seja, novas moléculas sejam produzidas, é necessário que haja uma energia mínima que seja suficiente para quebrar as ligações existentes, e também uma orientação favorável para que quando os reagentes se colidirem um produto seja formado.

É como vimos anteriormente para as moléculas A2 e B2. Caso tenham energia suficiente e orientação favorável produzirão o produto AB. Só que nem sempre isso acontece, quando há uma colisão e nenhum produto é formado chamamos de Colisão Não Efetiva. Veja a imagem* abaixo:



* A imagem original foi extraída de: dluetgens.com/collision_model_reactions.html